sexta-feira, 8 de abril de 2011

Workshops

Workshop A
Redes, cooperação e partilha
Margarida Coimbra
Biblioteca Municipal de Miranda do Corvo
A cooperação é pois uma inevitabilidade que permitirá à biblioteca escolar ultrapassar os constrangimentos financeiros, eliminar redundâncias, coordenar políticas de seleção, aquisição, conservação e eliminação, melhorar as competências dos colaboradores e criar um conjunto vasto de serviços, em ambiente digital, orientados para os conteúdos. »»

Workshop B
Classificação e Indexação: a eficácia na recuperação da informação
Margarida Fróis
Biblioteca Municipal de Arganil
Os modernos sistemas de armazenamento de informação permitem de forma rápida a recuperação da informação a partir da utilização de uma palavra ou expressão, mas esse tipo de pesquisa provoca sempre muito ruído e pode esconder a informação que efetivamente pretendemos.
Só a indexação através de termos controlados permite a recuperação eficaz da informação e por esse motivo as Bibliotecas não se devem demitir dessa tarefa. »»

Workshop C
Gerir a colecção da biblioteca escolar
Manuela Silva
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares

Na atual avalanche de informação, uma coleção física e virtual adequada, implica clareza dos princípios e dos critérios presentes às escolhas, fundamentando a qualidade e a pertinência das opções. Para isso, torna-se imprescindível definir um esqueleto onde se integre a missão e os princípios norteadores da construção da coleção para a biblioteca da Escola/ Agrupamento, pressupondo a definição de uma política de desenvolvimento da coleção, suporte estratégico fundamental à definição de prioridades e à tomada de decisões. »»




Sem comentários:

Enviar um comentário