domingo, 3 de abril de 2011

Painel de 31 de Março - Literatura, Leitura e Literacia

A Leitura no outro lado do espelho

Ana Bela Martins

Rede de Bibliotecas Escolares

Ana Bela Martins é licenciada em História, com pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Letras de Lisboa e em Estudos Interdisciplinares Portugueses, pela Universidade Aberta de Lisboa.
Professora do Ensino Secundário durante vários anos. Coordenadora da biblioteca escolar durante 10 anos.
Desde 2000 que integra o Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, exercendo funções de apoio técnico e pedagógico à criação e desenvolvimento de bibliotecas escolares, em escolas públicas de todos os níveis de ensino.
Tem coordenado e participado em projetos de promoção da leitura e é responsável pela articulação, ao nível das atividades desenvolvidas no terreno, entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.
Participa regularmente em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito da leitura e das bibliotecas escolares



Competências em língua materna: o que é transversal é nuclear

João Costa

Universidade Nova de Lisboa

João Costa é Professor no Departamento de Linguística da FCSH-Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Linguística pela Universidade de Leiden (Holanda), em 1998. Fez a agregação na Universidade Nova de Lisboa, em 2004.F
Foi visiting scholar no Massachusetts Institute of Technology.
A sua investigação tem-se centrado na sintaxe teórica e na aquisição da linguagem. É autor de cerca de oitenta livros, artigos de revista e capítulos de livros.
Coordena o curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança.
No âmbito da educação, tem colaborado em diversos projetos, como a revisão do Dicionário Terminológico, a Coordenação da implementação do Programa de Português do Ensino Básico, o Plano Nacional de Leitura (cujo conselho científico integra) e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem.
Texto em conformidade com o acordo ortográfico - convertido pela aplicação Lince, disponível em WWW:<URL: http://www.portaldalinguaportuguesa.org>

Sem comentários:

Enviar um comentário