sexta-feira, 8 de abril de 2011

Comunicações do dia - Politica de gestão da colecção: caminhos ao encontro da informação

Comunicações:

Política de selecção da informação em função do projecto da biblioteca

Manuela Silva
Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares

O saber construído a partir do uso de recursos informacionais, cada vez mais variados, exige à escola e à biblioteca escolar, a capacidade de antecipar respostas eficazes às necessidades académicas e pessoais, implícitas e explicitas da comunidade escolar. »»


A representação da informação por assunto nas bibliotecas escolares

Maria da Graça Simões

Universidade de Coimbra

Pretende-se com esta breve comunicação sensibilizar os profissionais da informação, no caso concreto, os professores bibliotecários para o interesse da representação da informação por assunto nas bibliotecas escolares, como meio de veicular e aceder à informação por assunto. »»



De como o mundo se transforma quando mudam os veículos da informação, ou de como reinventar a biblioteca a partir das colecções digitais

Manuela Barreto Nunes
Universidade Portucalense

A partir dos resultados de investigações recentes sobre as características dos utilizadores de bibliotecas e recursos de informação que estão hoje em idade escolar, discute-se a necessidade de investir cada vez mais em coleções digitais e as consequências de tal opção na organização e dinamização das bibliotecas e no perfil dos bibliotecários. »»

Sem comentários:

Enviar um comentário